JÁ percebeu que todos nós queremos ser livres de alguma maneira? Livres de compromissos, livres de mentiras, livres de cobranças...
Tem gente que faz as coisas na hora que dá vontade, nem se stressa com o dia de amanhã e critica aqueles que planejam...É coerente? Todos nós dependemos uns dos outros e a nossa liberdade termina onde começa a do outro. Se o técnico não estivesse afim de consertar o problema da sua internet na hora que você solicitou com certeza isso seria inconveniente. Mas você talvez não penssasse assim se tivesse combinado algo com alguém e justamente nessa hora cai o maior temporal. Eu penso que a pessoa que não quer ter hora e dia pra nada é escravo própria liberdade. Não parece coerente mas vou explicar. Uma pessoa que não suporta a idéia de um plano, um orçamento, uma agenda, um programa, na verdade não suporta a idéia de se prender a um compromisso com algo ou alguém. Casamento? Nem pensar! Essa pessoa não gosta de se prender a nada, se acha livre como uma borboleta.Mas talvez ela entenda pouco de borboletas (veja o post borboletas) Uma pessoa que não quer planejar um orçamento doméstico por exemplo, sempre se envolve em dívidas e acaba atrasando as contas.Na verdade ela se mostra escrava da sua liberdade, ela quer estar livre pra comprar o que quiser, gastar o quanto quiser, não quer pensar no dia de amanhã. O que acontece? As contas chegam e por falta de PLA-NE-JA-MEN-TO ela sofre por não ter como pagar pela sua "liberdade". É claro que quebrar a rotina, fazer algo fora dos planos ou uma supresa é bom! Mas onde está o equilíbrio? Onde está a flexibilidade?
Se mesmo planejando, todos nós cometemos muitos erros e nem tudo sai como esperado, imagine se nada tivesse ordem!!! Hora de almoçar, hora de acordar, etc. Talvez as pessoas se tornem escravas da sua suposta "liberdade" porque querem fugir de si mesmas, dos compromissos, das responsabilidades. Mas são escravas porque não conseguem não ser assim, não suportam que alguém ao seu redor seja assim, um tanto "certinho"...Não conseguem ter compromisso com si mesmas.(Por exemplo: Um dia eu vou emagrecer) Mas quando o tempo passa, se percebe que os aparentemente presos a um progama, uma agenda ou plano, são livres porque quando chega o fim do ano possivelmente cumpriram suas metas, quando chega a emergência recorrem a sua poupança e quando surge uma surpresa, por estarem sempre na linha, podem dar ao luxo de sair da rotina, do "planejamento".Imprevistos ocorrem na vida de todo mundo, nem sempre poderemos fazer tudo que gostaríamos, mas com um pouquinho de paciência e planejamento a gente vai conquistando as coisas. E aí? Vai ser livre de verdade ou preso pela falta de organização das sua vida?