quinta-feira, 28 de julho de 2011

O Carvalho e a Relva.

carvalho (car-va-lho)
s. m.
Árvore de folhas lobuladas, da família das fagáceas, que atinge 20 a 40 m de altura e cuja madeira é muito usada em construções e marcenaria.
Madeira dessa árvore: aparador de carvalho.

relva (rel-va)

s. f.
Gramado, erva rasteira; conjunto de ervas rasteiras que juncam um terreno.
Lugar coberto por essas ervas.
Dizem que o carvalho é a imagem da própria força. Dizem também que ele é capaz de resistir ao mau tempo. Quanto mais essa árvore resiste mais forte ela fica. Depois de cada tempestade suas raízes ficam mais arraigadas e o tronco com forças renovadas. Certa fonte diz: "Ao passo que o forte carvalho sobrevive à maioria das tempestades por causa de sua força e relativa rigidez e firmeza, a pequenina lâmina de relva também sobrevive, mas por uma razão muito diferente. Seu segredo? A flexibilidade. Sob a força do vento, ela pende mas não quebra."
Quando falamos de comportamento podemos aprender uma lição por nos perguntar: Flexibilidade ou rigidez — qual, então, é mais importante? Para obtermos a resposta é só voltarmos a história do carvalho e da relva. O que faz o carvalho notável? A resistência. O que faz a relva interessante? Flexibilidade. Isso mostra que tanto a resistência ou rigidez são tão essenciais como a flexibilidade.
Para enfrentar o mau tempo o carvalho firma suas raízes no chão, de modo que a relva deixa que o vento a balance mas ela não fica destruída. Ser rígido quanto aos seus princípios e valores pode ser equivalente a fincar suas "raízes" no chão em épocas ruins da vida. Ser flexível envolve ceder, ser dócil, amoroso (a), como se fosse "pender com o vento"conforme a situação. Isso não é fraqueza, afinal o que seria da relva sem sua flexibilidade? Não é a flexibilidade que a faz forte? A relva se adapta as circunstâncias.
Você sabe encontrar o equilíbrio entre ser rígido quando preciso e ao mesmo tempo flexível?

 Beijinhos, até a próxima... Mas antes, veja o vídeo abaixo.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Entenda o que acontece no seu cérebro parte4

Eu não me esqueci de terminar a série de post sobre o funcionamento dos cérebro e a influencia disso nos nossos sentimentos. Estou quase chegando nas cosiderações finais. Agora vamos ao climax da questão:

~Sinapse

Nenhum dos bilhões de neurônios que formam o sistema nervoso humano atua sozinho. Cada um deles se comunica com outros neurônios e com outras células por meio de regiões denominadas sinapses .
Numa sinapse, um neurônio não está diretamente em contato com o outro. Há na verdade, um pequenino espaço entre eles. O impulso nervoso que percorre um neurônio consegue atravessar a sinapse porque, ao chegar á extremidade do axônio, provoca a liberação de uma substância química específica, chamada neurotransmissor .
O neurotransmissor rapidamente se espalha pela região da sinapse, encontra o dentrito do neurônio seguinte e estimula-o, dando prosseguimento á propagação do impulso nervoso. (veja o vídeo clique aqui)
 Um neurônio pode estabelecer sinapse com vários outros neurônios. Alguns cientistas estimam, por exemplo, que o córtex cerebral humano seja formado por 10 bilhões de neurônios, entre os quais há centenas de milhões de sinapses.
Algumas substâncias não-naturais ao corpo podem interferir no funcionamento das sinapses, principalmente nas do Sistema Nervoso Central (SNC). A cafeína, presente no café, no chocolate, nos refrigerantes do tipo cola e nos chás escuros, e a nicotina, presente no tabaco, são exemplo de substâncias estimulantes. Elas atuam nas sinapses e aumentam a atividade do SNC. Graças a isso, cafeína e nicotina deixam a pessoa mais alerta e provocam ligeiro aumento na frequência cardíaca. Outras substâncias, como álccol e certos nedicamentos tranquilizantes, atuam como depressores, ou seja, atuam nas sinapses reduzindo a atiividade do SNC.
 Bibliografia: CIÊNCIAS NATURAIS aprendendo com o Cotidiano. - Eduardo Leite do Canto . Editora Moderna. 1ª Edição.



 
Queridos leitores espero que esse assunto esteja sendo esclarecedor. Falta pouco para conclusão. Segue imagens animadas para melhor entendimento do assunto. Até o próximo post. Beijinhos Nah *.*

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Butterfly (papillon)

Borboletas...Borboletas e mais bordoletas. A moda agora é adesivar os ambientes com várias cores, flores, folhas e também borboletas. Por isso escolhi algumas para demonstrar como pode ficar bonito e renovar um ambiente sem gastar muito. Seja um corredor, uma sala de espera, quarto...qualquer lugar. Basta ter criatividade. Aí vai algumas sugestões e desenhos...








 Essas dicas podem ser usadas tanto para adesivos como para pinturas. Faça como desejar. Espero que tenham gostado da dica. Deixe seu comentário