quinta-feira, 28 de julho de 2011

O Carvalho e a Relva.

carvalho (car-va-lho)
s. m.
Árvore de folhas lobuladas, da família das fagáceas, que atinge 20 a 40 m de altura e cuja madeira é muito usada em construções e marcenaria.
Madeira dessa árvore: aparador de carvalho.

relva (rel-va)

s. f.
Gramado, erva rasteira; conjunto de ervas rasteiras que juncam um terreno.
Lugar coberto por essas ervas.
Dizem que o carvalho é a imagem da própria força. Dizem também que ele é capaz de resistir ao mau tempo. Quanto mais essa árvore resiste mais forte ela fica. Depois de cada tempestade suas raízes ficam mais arraigadas e o tronco com forças renovadas. Certa fonte diz: "Ao passo que o forte carvalho sobrevive à maioria das tempestades por causa de sua força e relativa rigidez e firmeza, a pequenina lâmina de relva também sobrevive, mas por uma razão muito diferente. Seu segredo? A flexibilidade. Sob a força do vento, ela pende mas não quebra."
Quando falamos de comportamento podemos aprender uma lição por nos perguntar: Flexibilidade ou rigidez — qual, então, é mais importante? Para obtermos a resposta é só voltarmos a história do carvalho e da relva. O que faz o carvalho notável? A resistência. O que faz a relva interessante? Flexibilidade. Isso mostra que tanto a resistência ou rigidez são tão essenciais como a flexibilidade.
Para enfrentar o mau tempo o carvalho firma suas raízes no chão, de modo que a relva deixa que o vento a balance mas ela não fica destruída. Ser rígido quanto aos seus princípios e valores pode ser equivalente a fincar suas "raízes" no chão em épocas ruins da vida. Ser flexível envolve ceder, ser dócil, amoroso (a), como se fosse "pender com o vento"conforme a situação. Isso não é fraqueza, afinal o que seria da relva sem sua flexibilidade? Não é a flexibilidade que a faz forte? A relva se adapta as circunstâncias.
Você sabe encontrar o equilíbrio entre ser rígido quando preciso e ao mesmo tempo flexível?

 Beijinhos, até a próxima... Mas antes, veja o vídeo abaixo.

1 comentários:

MARCK PERSONAL disse...

essa ilustração é realmente maravilhosa.....
beijosssss

Postar um comentário