segunda-feira, 20 de junho de 2011

Entenda o que acontece no seu cérebro parte3

A questão dos hemisférios.

A figura mostra uma visão em corte, do cérebro humano. Como se pode perceber ele é dividido em duas metades, os hemisférios cerebrais direito e esquerdo.


Hemisfério Direito

A camada externa que reveste ambos os hemisférios cerebrais é denominada córtex cerebral, e é responsável por boa parte da inteligência humana.

Hemisfério Esquerdo


Lobo frontal: Área de associação frontal (funções cerebrais mais avançadas). É onde a razão e a emoção se encontram. No cérebro, esses dois conceitos são inseparáveis, pois toda atitude ou decisão (como ir a uma festa) ativa as moléculas envolvidas com sentimentos (ansiedade, alegria ou mesmo raiva, se você não queria sair de casa). Nessa região também fica a capacidade de falar.
Lobo temporal: Tanto na lateral esquerda como na direita encontra-se o lobo temporal, envolvido com o aprendizado de qualquer coisa, especialmente o da linguagem. Faz sentido, porque aqui também são processadas as informações sonoras captadas pelos ouvidos.
Lobo occipital: Área de associação visual. As imagens percebidas pelos olhos são analisadas no lobo occipital.
Lobo parietal: Área de associação sensorial.(tato, movimentos, fala, paladar e leitura).O lobo parietal, no alto da cabeça, interpreta as informações sensoriais, como sinais de calor ou de frio no ambiente.

Bibliografia: Ciências Naturais- aprendendo com o cotidiano de Eduardo Leite do Canto. Edição 1999. Edit Moderna.
http://super.abril.com.br/ciencia/seu-cerebro-eis-voce-e-436343.shtml

Veja também:Entenda o que acontese no seu cérebro parte1
Entenda o que acontece no seu cérebro parte2


0 comentários:

Postar um comentário