segunda-feira, 20 de junho de 2011

Entenda o que acontece no seu cérebro parte2

Encéfalo
 sm (gr egképhalos) Anat Parte do sistema nervoso central, contida no crânio, que compreende o cérebro, o cerebelo e a medula alongada.

O sitema nervoso humano é capaz de coordenar atividades extremamente complexas e que nos diferenciam dos animais. A criatividade, as emoções, o talento artístico, a imaginação, a habilidade linguística, os traços de personalidade e a capacidade de abstração são alguns exemplos de capacidades genuinamente humanas.

Encéfalo e cérebro são a mesma coisa? Não são. Encéfalo é a porção do sistema nervoso central que fica protegida pelos ossos do crânio.


Cortex Cerebral: Possui áreas sensoriais (interpretam informações relativas ou pertencentes aos sentidos ou à sensação), áreas motoras (coordenam movimentos voluntários) e áreas de associação (relacionam informações e são responsáveis pelo que chamamos de pensamento)
Corpo Caloso: Liga as partes direita e esquerda do cérebro.Serve de ponte para que as informações do lado esquerdo alcancem o lado direito e vice-versa.
Tálamo: Retransmite ao cérebro informações sensoriais e motoras.O tálamo se comunica com o córtex para captar e somar todas as informações conscientes em determinado instante.
Hipotálamo: Regula a temperatura do corpo, o apetite, a sede e as funções automáticas de vários orgãos; é também o centro de emoções.O hipotálamo traduz o que se sente: ordena uma descarga de hormônios e pode fazer o coração acelerar.
Ponte: Transmite informações para o cerebelo.
Bulbo ou medula ablonga: controla automaticamente a respiração, a frequência cardíaca, a pressão sanguínea e as atividades digestivas.
Cerebelo: coordena a parte sensorial de movimentos e armazena a memória de movimentos aprendidos.
O cerebelo se comunica com os músculos para sincronizar os movimentos. Assim, controla até que ponto você precisa estender o braço para cumprimentar alguém.
Medula [Espinhal]: A medula espinhal tem a função de conduzir impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo, produzir impulsos e coordenar atividades musculares e reflexos.



Bibliografia: Ciências Naturais- aprendendo com o cotidiano de Eduardo Leite do Canto. edição 1999 Edit. Moderna.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-nervoso/bulgo.php 
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=sensorial 
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=enc%E9falo
http://www.infoescola.com/anatomia-humana/medula-espinhal/  
http://super.abril.com.br/ciencia/seu-cerebro-eis-voce-e-436343.shtml 


Veja também: Entenda o que acontece no seu cérebro parte1
Entenda o que acontece no seu cérebro parte3 

0 comentários:

Postar um comentário