terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Pense, escolha e mude sua casa sem medo!

O que levar em conta ao trocar móveis, janelas, portas de lugar? E ao trocar as cores das paredes?
Parece simples, só chegar lá e fazer o que tem em mente. Porém, existem alguns fatores que podem ajudar seu dia-a-dia a tornar-se mais agradável e prático.
  1. EFEITOS PSICOLÓGICOS
Visto que as pessoas reagem diferentemente a diferentes estímulos visuais, o espaço deve contribuir para o bem-estar de quem o ocupa. O que pode parecer agradável e relaxante para uma pessoa pode incomodar a outra.

    2.  ERGONOMETRIA

Essa ciência ajuda os profissionais da construção e decoração a projetar móveis e espaços de forma que; você não tropeçe nas quinas, nem bata a cabeça em armários, de forma que os móveis e malas entrem e saiam sem sufoco dos cômodos e consiga-se abrir portas e armários livremente aproveitando bem o espaço que se tem e levando-se em conta nossas necessidades básicas.

  3. ILUMINAÇÃO

Uma lâmpada não ilumina pos si só. As paredes precisam refletir a luz que a lâmpada emite. Superfícies como por exemplo, paredes lisas refletem mais luz, enquanto rugosas são responsáveis por uma maior absorção da luz refletida.

4.  CORES

As cores  estimulam nossos sentidos e podem encorajar o relaxamento, o trabalho, o divertimento ou o movimento. Podem nos fazer sentir mais calor ou frio, alegria ou tristeza, ou ainda estimular o apetite. Além disso, as cores podem fazer um ambiente parecer maior ou menor.

Essas são algumas dicas para você que quer mudar um ambiente, reformar a casa ou comprar móveis novos. Não se esqueça que a cor que você escolhe tem relação em como se sentirá naquele ambiente, que a textura influencia se o ambiente será mais claro ou mais escuro dependendo de quantas janelas e lâmpadas o ambiente possui, que o móvel que você comprar não deve apenas caber no ambiente, mas que você precisará circular em volta ou talvez abrir as portas e gavetas dele.

Espero que tenham gostado.
Beijinhos Nah.

Fonte de pesquisa: MIRIAM GURGEL PROJETANDO ESPAÇOS - Guia de arquitetura de interiores para áreas residenciais 3ª edição. Editora SENAC SP.

0 comentários:

Postar um comentário